Dizem-te que consegues mais e melhor… Mas estás a dar o máximo.
Já faz alguns anos que praticas a modalidade. Tens muitos treinos cumpridos e muitas competições realizadas, contudo faltam-te ainda aquelas provas, aquele mínimo, aquele título, aquela final, aquele prémio, aquele jogo... parece que estagnaste. Será da idade? Será que já deste o que tinhas a dar?
Dizem-te que consegues mais e melhor. O treinador. Os colegas de equipa. A mãe ou o pai, que costumam ter razão. E pensas "eles sabem lá, eu não consigo".
Após uma ou outra palestra motivacional juras a ti próprio(a) que vais, agora, começar a dar mais, a treinar mais, porque queres atingir o tal objetivo.
No treino seguinte um exercício mais exigente e volta o treinador a repreender - "tem de ser mais forte", "atenção no exercício" - e tu a pensar - "mas não dá mais, estou a dar o máximo".
Toma nota: Quando dizes "Eu não consigo" ou "Não dá mais" estás a dar uma ordem ao teu cérebro que limita imediatamente o teu potencial.
Ou seja, crias um bloqueio que não te permite sair da zona onde te sentes confortável e por isso, estás de facto a dar o teu máximo e a fazer o teu melhor, naquele momento.
Assim, condicionaste a tua prestação com o estado em que escolheste colocar-te, um estado limitador de que não conseguirias fazer melhor e mais forte o exercício. Se pelo contrário, quando o treinador te pede para fazer mais forte, responderes "Ok, vamos lá", estarás a dar uma ordem ao teu cérebro para usar todas as energias e dessa forma abandonar a tua zona de conforto.
Só quando deixas a tua zona de conforto estás realmente a melhorar!
Vamos para a zona de desafio?
Querer é poder!
Até já,
AF.